sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Entrevista com o Secretário do Esporte de Sergipe Gilson Dória

Entrevista com Gilson Dória, Secretário de Esporte e Lazer do Estado de Sergipe

Começamos a nossa entrevista com a seguinte pergunta:
(Marcos Cabral) – Senhor Secretário, quando tomou posse da pasta?


(Gilson Dória) – Assumi esta missão em 4 de abril deste ano.

(Marcos Cabral) – Então são 7 meses no cargo?! Então aproveito para lhe perguntar o que o Senhor fez em um curto tempo e ainda em final de Governo?

(Gilson Dória) – A primeira incumbência que recebi do Governador, foi prepara o estádio Lourival Batista (Batistão) para receber a seleção da Grécia para a copa do mundo, tornando-se um C.T. (Centro de Treinamento) desta Seleção. E recebemos os agradecimentos da embaixada da Grécia, pela hospitalidade, conforto e exelente estrutura técnica, e o ótimo desempenho da seleção grega se deve boa parte ao C.T. e hospitalidade do povo de Sergipe. E recebemos também da FIFA certificação de melhor gramado para campos de treinamento da Copa. Realizamos o Pan-Americano de Ginastica Artistica, com a participação de todos os atletas de renome nacional e internacional.
Campeonato nacional de Karatê, juntamente com o programa mais esporte, que têm o objetivo de apresentar as várias categorias de Artes Marciais, para que a população possa se identificar com alguma prática esportiva.


(Gilson Dória) – Quando assumi a pasta, disse ao Governador, que gostaria de retirar a imagem que a Secretaria de Esporte é apenas uma fornecedora de medalhas, troféus e transporte, nos podemos e devemos promover o esporte como inclusão social, temos que apoiar os atletas e suas comissões técnicas, claro. Mas principalmente oferecer a população meios de conhecer e praticar algum esporte com reais possibilidades de fazerem uma carreira esportiva, dai a nossa intenção da criação da virada esportiva, resgatar o parque dos Cajueiros, mostrar a população a estrutura poliesportiva e dar a população um horário alternativo para a prática do esporte, como a madrugada por exemplo.

- Outro projeto em pleno desenvolvimento é o do Parque Aquático Zé Peixe, com uma estrutura para a prática de esportes paralímpicos, com a adaptação da quadra poliesportiva, para receber atletas cadeirantes, e o mesmo para esportes aquáticos.
Com uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe, vamos oferecer vagas para estagiários de educação física, e o estado oferece a estrutura.
Vamos oferecer as confederações e federações orientação para a captação de recursos, assim poderão criar novas competições, e trabalharem melhor seus atletas.
Junto com a Secretaria de Turismo do Estado o Secretário José roberto, estamos criando o TURESPORTE, turismo esportismo, para apresentar para o resto do pais a forte estrutura esportiva do estado de Sergipe, e assim também vamos interiorizar a prática esportiva.
Já está no legislativo, para aprovação a criação do conselho de esporte do estado, este conselho terá a participação de 27 conselheiros, representantes de uma grande gama de gêneros esportistas, com a finalidade de fiscalizar o desempenho da Secretaria de Esporte e Lazer do estado de Sergipe.
(Gilson Dória) – Marcos estamos trazendo para Aracaju nos próximos dias 8 e 9 de novembro a apresentação de um novo esporte nacional, o FUTSAC, é uma vertente do FUTVOLEI, só que em quadra, e com uma bola pequena e feita de crochê. Apareça no Parque dos Cajueiros para participar de uma aula inicial. E este esporte irá em 2016 participar dos jogos olímpicos como uma demonstração.

(Marcos Cabral) – Estaremos lá com certeza!

- Nossa Secretário! Tudo isso em 8 meses? Isso é uma prova de quem quer realmente fazer a diferença, faz, não espera acontecer. Ou transfere a responsabilidade para outros orgãos governamentais. Espero que o próximo secretário ao ocupar o cargo dê continuidade as propostas aqui trabalhadas. Quero aqui terminar a nossa entrevista com um agradecimento e parabenizar pelo belo trabalho até aqui realizado. Parabéns!

- E reforçar ao nosso leitor que apareça dia 8 e 9 de novembro para este evento no Parque dos Cajueiros, Apresentação do FUTSAC. e lembrar que esporte também é cultura e saúde.

- Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário